Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Teatro para corações fortes


Teatro para corações fortes





“Ultra-romântico”, a peça do grupo Liquidificador que está em cartaz no subsolo do Conic, não é para principiantes.
Baseado no livro “Noite na taverna”, de Álvares de Azevedo, a peça propõe uma releitura moderna, punk e revolucionária daqueles valores intensos todos que a gente se lembra vagamente de ter aprendido quando estudava a segunda fase do Romantismo, lá nos idos do segundo grau. A escola de morrer cedo, lembra?, também chamada de ultra-romântica. Vem daí o nome da peça.
Viver o momento, a paixão, a intensidade romântica que flerta sempre com o limite da morte, com o proibido – tudo isso temperado pelo hedonismo das longas e lascivas noites passadas nas tavernas. Só que o ultra-romantismo brasiliense é ultra-contemporâneo, ambientado em uma noitada underground com punks, música eletrônica, drogas, bebidas baratas e uma proximidade quase real da marginalidade urbana.
Esta fronteira, aliás – o que é teatro?, o que é real? – foi para mim uma das muitas experiências bem-sucedidas da peça. É você que entra em cena, e não os atores – e eles estão sempre muito perto, transformando você de público em testemunha, em quase cúmplice. A tal ponto que, depois da encenação dos sábados, a peça se transforma em festa e de repente estamos todos curtindo juntos – e nada parece mais natural.
Porque é bem fácil sentir-se num inferninho de verdade estando numa peça-festa no Conic, com baratas (bem reais) que esbarram nos pés dos atores, a música, as luzes, o ritmo de muitas das nossas baladas contemporâneas. Tempere-se tudo isso com um pouco de marginalidade, crack e os amores letais que costumam surgir desta mistura e, quem diria?, a escola de morrer cedo fica tão contemporânea.
Com música e vídeo produzidos no calor das emoções, além de um elenco talentoso e completamente entregue ao enredo, a peça testa muitos outros limites: o antigo e o moderno, o cool e o brega, o amor e o ódio, a vida e a morte, o medo e a sedução, a fronteira entre os gêneros.
Almas sensíveis, abster-se. Para todos os outros, é a oportunidade de ver teatro de verdade, forte, underground e desavergonhadamente brasiliense.


Bora?
Já fui e, se bobear, vou de novo.
Sextas, sábados e domingos até 4 de novembro de 2012
Subsolo do Conic (entrada pelos fundos, ao lado das lojas de doces)
Sextas e sábados, às 21h, e domingo, às 20h
R$ 20, 00 (inteira)/ R$ 10,00 (meia)
O site da peça é por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário