Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

Asas de albatroz!

 

 

 

"Albatroz!  Albatroz!

águia do oceano,

 

 

Tu que dormes das nuvens entre as gazas,
Sacode as penas, Leviathan do espaço,

  Albatroz!  Albatroz!

 

 

 

dá-me estas asas."

 

Castro Alves

Tcham!


O Amor, Quando Se Revela


O Amor, Quando Se Revela


O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar pra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há-de dizer.
Fala: parece que mente…
Cala: parece esquecer…

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pra saber que a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar…
Fernando Pessoa

quinta-feira, 26 de abril de 2012

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sound of Silence

Fotos de Raquel Pellicano - Espetáculo A CARTOMANTE

O Grupo Liquidificador agradece as lindas fotos da temporada passada do espetáculo.



           













A CARTOMANTE


Depois de ocupar com sucesso em 2010, o Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo durante quatro finais de semana, o Grupo Liquidificador está de volta com seu espetáculo de estreia “A Cartomante”. Desta vez a temporada conta com patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura do GDF e será itinerante, passando por quatro regiões administrativas do DF: Gama (dias 04, 05 e 06 de maio, no Sesc Gama); Sesc Ceilândia (dias 11, 12 e 13 de maio); Sesc Taguatinga (dias 17, 18 e 19 de maio); e Brasília (24, 25 e 26 de maio, no Teatro Goldoni). A entrada para todas as apresentações é franca.
A peça “A Cartomante” é baseada no conto homônimo do escritor Machado de Assis, publicado originalmente em 1884. A história gira em torno do triângulo amoroso que se forma entre Vilela, sua esposa Rita e seu amigo de infância Camilo. Paixão, traição e mistério influenciam o enredo dessa história que tem uma cartomante como personagem-chave, selando o destino dos três.  O realismo crítico e irônico do texto machadiano marca a trama, que inspira nos leitores e espectadores uma reflexão sobre o poder das decisões e suas conseqüências diretas sobre o destino dos personagens que caminham para um desfecho trágico e surpreendente.

Para transpor o conto para os palcos, o Grupo Liquidificador se debruçou sobre a obra. Misturando o universo machadiano aos universos pessoais dos atores, a companhia chegou a uma estética peculiar, que une elementos do flamenco, do melodrama e das cultura pop e cigana. Os personagens Vilela, Rita e Camilo são colocados no centro de uma arena, rodeados pelo público e por duas figuras essenciais para a trama: Machado de Assis, que aqui se transforma em personagem-narrador, interferindo na peça e dialogando diretamente com seus “convidados especiais”, ou seja, a platéia; e no canto oposto, a Cartomante, que por também carregar um certo poder sobre o triângulo amoroso, rouba em alguns momentos a onipotência de Machado. A dúvida está em saber se ela é imune ao poder do narrador, ou se ela também é um objeto dele que representa na história esse poder ambíguo do controle do destino das pessoas.
O grande conflito do espetáculo é a luta que Camilo trava contra a irresistível atração que sente por Rita. O medo de Vilela descobrir o caso, as constantes cartas anônimas que recebe com ameaças de denúncia, além do remorso por estar traindo seu melhor amigo, geram uma gigantesca paranoia na cabeça de Camilo. Ao colocá-lo em uma arena com os outros personagens, o Grupo o posiciona como numa tourada, onde o toureiro brinca com a força mortal do touro, chegando várias vezes quase ser pego por detrás do manto vermelho.
Essa dramaturgia, assinada coletivamente pelo Grupo e dirigida por Fernando Carvalho, concede à montagem um tom de descontração e leveza, sem deixar de lado, entretanto, a qualidade e o significado da prosa do escritor Machado de Assis, considerado um dos mais importantes da língua portuguesa. A trágica trama ganha contornos de comédia pelas teias da linguagem performática, do jogo, do improviso e do diálogo entre atores e público. A proposta do Grupo Liquidificador é apresentar o Machado de Assis que está nas entrelinhas de sua obra, verdadeiramente irreverente e arquiteto da empatia com seu leitor, ou neste caso, o espectador.

“A Cartomante” inicia a trilogia que o Grupo Liquidificador pretende fazer baseada em escolas da literatura brasileira. Depois do realismo de Machado de Assis, o grupo levará aos palcos ainda este ano o romantismo de Álvares de Azevedo, com o espetáculo “Ultra-Romântico”, uma adaptação do livro “Noite na Taverna”; seguida, provavelmente no ano que vem, do naturalismo com a adaptação do livro “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo.

Nova temporada

Nesta nova temporada do espetáculo “A Cartomante”, o Grupo Liquidificador passará por quatro cidades do Distrito Federal: Gama, Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto (ver dias, horários e locais no serviço). Serão ao todo 16 apresentações, sendo três por semana para o público em geral (de sexta a domingo), e uma especial as sextas-feiras para alunos de escolas públicas.

Nestas sessões, o Grupo realizará após a encenação um bate-papo com os estudantes sobre o escritor Machado de Assis e como as características de sua literatura foram transpostas para a linguagem cênica.

Para o Gama, o Liquidificar já tem confirmada a realização de uma oficina especial para a comunidade de improvisação para composição de cena. O objetivo do encontro, que terá quatro horas, é explorar os limites entre teatro e literatura, personagem e narrador, utilizando as mesmas técnicas de improvisação exploradas pelo Grupo no processo de montagem de “A Cartomante”, com foco no exercício do tapete de Peter Brook. A base para as improvisações serão contos de Machado de Assis.


Grupo Liquidificador

O Grupo Liquidificador nasceu em 2010, dentro da Universidade de Brasília a partir da vontade comum de seus integrantes de se pensar e produzir teatro em Brasília. Fernando Carvalho (diretor), Glauber Carvalho (diretor de arte), Fernanda Alpino, Iza Cavanellas, Kael Studart, Karinne Ribeiro e Tiago Medeiros (atuação) convergiram na companhia suas bagagens heterogêneas adquiridas nos cursos de Artes Cênicas, Educação Artística, Letras e Artes Visuais.

No seu processo criativo, o Grupo Liquidificador pesquisa dentre as fontes mais diversas, aproveitando tanto as referências individuais como as comuns. Esse processo resulta em espetáculos que transitam entre as definições de cultura pop, erudita e de massa, tendo em vista a discussão sobre a existência ou não desses conceitos, bem como seus limites e flexibilidades. O que une seus sete integrantes é, principalmente, a vontade de fazer um teatro genuinamente brasiliense, detentor de todas as contradições que a Capital possa ter.

Ficha técnica:

Texto: Machado de Assis
Adaptação: Grupo Liquidificador
Direção: Fernando Carvalho
Elenco: Fernanda Alpino (Rita), Iza Cavanellas (Machado de Assis), Kael Stduart (Camilo), Karinne Ribeiro (Cartomante) e Tiago Medeiros (Vilela)
Figurinos: Glauber Carvalho e Karinne Ribeiro
Luz: Tiago Medeiros
Pesquisa trilha sonora: Fernando Carvalho
Operação de luz: Glauber Carvalho
Operação de som: Fernando Carvalho
Cenografia: Grupo Liquidificador
Maquiagem: Vitória Dutra
Produção: Carvalhedo Produções
Assessoria de imprensa: Melissa Luz Barbosa


Serviço
“A Cartomante”

Cidade: Gama
Data: 04, 05 e 06 de maio de 2012
Local: Sesc Gama
Endereço: Setor Leste Industrial, QI 1 Lotes 620, 640, 660 e 680
Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Cidade: Ceilândia
Data: 11, 12 e 13 de maio de 2012
Local: Sesc Ceilândia
Endereço: QNN 27- Lote B- Ceilândia Norte
Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Cidade: Taguatinga
Data: 17, 18 e 19 de maio de 2012
Local: Teatro Paulo Autran- Sesc Taguatinga Norte
Endereço: CNB 12, AE 2/3
Horário: quinta, sexta e sábado, às 20h

Cidade: Plano Piloto
Data: 24, 25 e 26 de maio de 2012
Local: Teatro Goldoni
Endereço: EQS 208/209 Bloco A - entrada eixo L (Casa D’Itália)
Horário: quinta, sexta e sábado, às 21h


Ingressos: entrada franca
Classificação indicativa: 14 anos
Informações para o público: (61) 9633- 8711/8544- 2928

domingo, 22 de abril de 2012

Pega tudo isso e joga num Liquidificador...

É flamenco...


 

É a mímica besta de Mussum


É dramalhão mexicano


 

 

Pega tudo isso e joga num Liquidificador...

A CARTOMANTE!!!

 

vamo circular, galera...

A CARTOMANTE EM MAIO

Temporada em breve...








SESC Gama: 4 a 6 de maio
sex e sab às 20hs
dom às 19hs


SESC Ceilândia: 11 a 13 de maio
sex e sab às 20hs
dom às 19hs


SESC Taguatinga: 17 a 19 de maio
qui, sex e sab às 20hs


Teatro Goldoni: 24 a 26 de maio
qui, sex e sab às 21hs


ENTRADA FRANCA