Páginas

sábado, 8 de março de 2014

Afetação e Desafetação







Foi o melhor dos tempos, era o pior dos tempos, foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da incredulidade, foi a estação da Luz, que foi a estação das Trevas, era a primavera da esperança, foi o inverno do desespero, tínhamos tudo diante de nós, não tínhamos nada diante de nós, estavam todos indo direto para o Céu, todos íamos a caminho direto - em suma, o período foi tão longe como o período atual, que alguns de seus mais ruidosos autoridades insistiram em seu ser recebido, para o bem ou para o mal, no grau superlativo de comparação apenas. 

sexta-feira, 7 de março de 2014

Das coisas as que mais me afetam

Tudo que faz sentido é o que tem a capacidade de trocar as pernas no ar, inverter, amarrar um looping. É o que manda todo coração que bate no compasso de um samba quebrado em síncopa. Como não falar do Carnaval, nessa semana carnavalesca que foi? Freak and boom boom...

Ziriguidum, Teleco Teco, Balaco Baco...

E mesmo após o Carnaval a virose do Lepo Lepo deve afetar mais e mais pessoas, segundo especialistas baianos.

As aglomerações sociais se reorganizam e tendem a seguir os que tocam mais de duas músicas seguidas. As pessoas não têm a quem seguir, seus inimigos descansam em berço esplêndido. Chegam em Brasília na terça e saem na quinta-feira. Vamos seguir os blocos mesmo, porque neles a simpatia é quase um amor. Mas a vida não se resume em comer Caetano e desfrutá-lo, bem que poderíamos...

Spinoza sabia que a maneira como somos afetados pode diminuir ou aumentar a nossa vontade de agir. Ele tinha razão, não quero mais agir. Fui afetada de uma forma muito redundante para estar aqui escrevendo falicamente.

Que a vida se desmistifique, tão simples quanto uma máscara de Carnaval que entra na sexta e sai na quarta-feira.




quinta-feira, 6 de março de 2014

MEGA POST- Belo Horizonte

Para aqueles menos informados, em Fevereiro o Grupo Liquidificador cumpriu a 1a etapa da circulação do espetáculo A Cartomante, e a primeira cidade visitada foi Belo Horizonte!
E esse Mega Post é para agradecer o apoio e o carinho dos mineiros que nos receberam incrivelmente bem em pleno pré-carnaval. Seus lindos. E também, claro, para compartilhar algumas fotos de viagem!


Cenário, figurino, malas tudo pronto pra embarcar.

Queríamos muito apresentar para todos a divertida e extremamente eficiente produtora que trabalhou conosco nesse período, mas como ela ainda não aceitou nosso convite de visitar Brasília, vai abaixo uma foto dela, e aqui os nossos mais sinceros agradecimentos por todo o empenho e comprometimento da carioca-mineira Polyana Horta com nosso projeto. Foi um prazer trabalhar, trocar, beber cerveja e comer as delicias da culinária mineira que você arranjou pra gente. 



Com vocês, Poly! 

Desde quando optamos por circular em BH, o  Teatro Wanda Fernandes no Galpão Cine Horto sempre foi um dos mais desejados, seja pela compatibilidade com o espetáculo, pela localização, pelo histórico, etc. Para nossa alegria conseguimos a pauta na data que desejávamos.  Eu, diferente de alguns outros Liquidificadores, nunca tinha pisado lá até o dia da nossa montagem. Fiquei absolutamente encantada. Todos ficamos. Não apenas pelo espaço que é ótimo e muito bem cuidado, mas pelo charme de todo o prédio, um lugar com a beleza e a energia de algo que foi idealizado por quem ama teatro. 

Entrada do Galpão Cine Horto com banner A Cartomante 


E não é só o prédio que encanta, não! Na verdade, a grande magia está nas pessoas. Fomos recebidos com muita atenção por todos os funcionários do teatro. Chico Pelúcio, velho de guerra do Galpão, saiu de uma reunião para nos cumprimentar e, em seguida, Aretha Gallego nos levou a um tour  para conhecer o espaço. Ela tirou nossas dúvidas, conversou sobre o funcionamento do Galpão Cine Horto e falou sobre os planos da nova sede.




A montagem do cenário e da luz foi super ligeira. Isso graças aos (sempre alegres) técnicos do Galpão: Cacá, Baiano e Sabará. Se não fosse a agilidade, o respeito e a gente "boísse" deles, somada à estrutura do teatro, a montagem não teria durado apenas quatro horas. Conseguimos chegar na cidade, montar no mesmo dia e ter tempo pra descansar. E como se não bastasse antes da nossa estréia recebemos a gentileza abaixo assinada pelo Galpão Cine Horto e Pelo Grupo Galpão. Por essas e outras e agradecemos imensamente a toda a equipe desse teatro e enfaticamente recomendamos esse espaço para qualquer um que quiser assistir e principalmente apresentar um espetáculo. Ao Grupo Galpão nosso obrigado, pela inspiração que foi estar em meio aos quadros, figurinos, frases e todos esses pequenos lindos detalhes.




E como não poderia deixar de ser, agradecemos demais a energia e a disponibilidade daqueles que participaram da nossa oficina! Foi uma delicia jogar com vocês. 


Alunos empolgadíssimos após Oficina de Improvisação Teatral, ministrada pelo Fernando Carvalho e Karine Ribeiro





Contamos ainda na nossa equipe com uma assessoria de imprensa que nos deu varias alegrias em folha de jornal. Nossas mães sempre ficam mais felizes quando veem nossas foto no jornal! Já a gente fica muito feliz quando varias pessoas ficam sabendo que tem aquela peça  do Machado de Assis com uma galera de Brasilia para elas irem no final de semana. Valeu Adilson Marcelino pelo super trampo.

E só pra deixar registrado um brigadão agora bem mais intímo aos 'de casa', nossos colaboradores, a iluminadora Ana Quintas que pegou avião pra operar nossa luz, e ao músico Lucas Muniz que topou operar nosso som nessa temporada. A gente ama vocês.

Por último, e principalmente, nosso muito obrigado, ao publico! A vocês que em uma semana cheia de programação cultural e 'prés-carnavais' mil, escolheram se fechar em uma sala conosco. E ainda, super valeu aqueles que responderam nossas fichas de feedback, sua opinião é muito importante para nós. :)



Belo Horizonte, mal podemos esperar para voltar para os seus palcos. e quem sabe corredores! 

E ah!! Goiânia?! Já já chegamos por ai! 


A temporada de A Cartomante em Belo Horizonte aconteceu nos dias 21, 22, 23 de Fevereiro de 2014 




Aniversariantes da Viagem! Fernanda e Fernando!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Venetian Snares

Tenho tentado criar um banco de dados das coisas que afetam os outros atores do AFECTOS - titulus provisóris. A vontade é pegar cada um na espinha, pegar por trás, surpreender. Causar medo, espanto, pânico. Muáááááá. Estraçalhar até virar pó. Daí renascer das cinzas. É aquela velha ideia que diz que as pessoas possuem muitos conteúdos reprimidos e que basta um empurraõzinho no ângulo certo para que muita merda seja liberada.

Mas bicho, hãn?
play plis. sou carente.