sábado, 12 de maio de 2012

MACHADO EM SI MESMO

Geralmente, não posto vídeos, mas,

esta hitória...

esta pessoa...

esta música...

Abrevia mil palavras, diz o que quero dizer, e muito mais.


COM VOCÊS...

 

 



sexta-feira, 11 de maio de 2012

Jaws - O gigante dentes de aço




quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cartomante 1a Semana Instagramica







Resumo rolo-de-filme da nossa 1a semana de volta com A Cartomante. 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A Torre


 









As máscaras vão cair.


Se você não via ainda "A Cartomante" vá ver. Nesse final de semana, sexta e sábado às 20h, domingo às 19h, no Teatro do SESC da Ceilândia! Leve toda sua Família pois é uma peça divertida. Tem corno desmoronando, amante ficando ansioso, adultera dançando. Muito bom!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Criatividade, opções, dúvidas e decisões

De que adiantam tantas referências escondidas e puramente conceituais? Ai, saco. A gente pensa, "será que todo mundo entende"? Não sei. Mas acho que isso não importa. Trabalhamos por vários e vários tempos do dia, semana, mês, ano, pra fazer um produto minimamente interessante às pessoas, aos alvos. Conversamos, discutimos, refletimos, filosofamos sobre tantos mínimos detalhes, tantos momentos de 2 segundos, pra ver quais são as melhores opções. Escolhemos certas coisas que demoraram as ser o que são.
Tenho acreditado que um ponto da arte, além de todas um monte de milhões de coisas, seja medida pelo medida pelo gosto do artista. Claro. Talvez, não novidade. Mas o artista precisa tomar decisões. O ator precisa decidir por certas formas de demonstrar tal coisa (coisa é uma coisa bem ampla), optar por certos movimentos o tempo todo, a cada segundo. Talvez, um artista reconhecido, seja aquele que sabe tomar decisões. E, antes de tomar decisões, ele precisa ser criativo pra ter várias opções pra poder decidir. Cabe ao artista ter a criatividade de escolher a coisa certa a se fazer dentre tantas opções. Na verdade, prefiro não falar "a coisa CERTA a se fazer". Não quero entrar na discussão de certo e errado, bom e ruim, bonito e feio. Deixa isso pra lá.
Ter dúvida, pode ser que sejam no mínimo duas certezas numa mesma pessoa. Eu tenho sempre várias certezas, ou seja, muitas e muitas dúvidas. Mas eu tive que decidir por elas. Fazer parte de um grupo é uma certeza. Fazer um espetáculo, acumula milhões de certezas (entre outras dúvidas que permanecem, claro). Muitas e muitas decisões! E, como já disse, um grande PROCESSO pra chegar em decisões que acreditamos ser certeiras. Cada palavra, cada gesto, cada jogo, cada canção. Gosto de processos e gosto também do "jogo rápido".

Agora, não tem como investir no processo de um "textículo" de blog, porque tem um velho senhor bêbado jogando uma voz bem rouca e bêbada direto no meu ouvido, me perguntando sobre milhões de músicos brasileiros, me perguntando como eles morreram. Às vezes sei, às vezes não sei, às vezes respondo. Perdi a concentração. Mas ficam registrados um pouco de blá blá blá's filosóficos e bem fresquinhos.

Google Imagens: CRIATIVIDADE, OPÇÕES, DÚVIDAS E DECISÕES






EU ESCOLHI --->






Um dia escolhemos esta canção abaixo. Quanto ao processo de sins ou nãos sobre essa decisão, fica pra próxima semana, ou não.

Inspiração inicial que tinha tudo a ver no filme "Matador", do meu querido Pedro Almodóvar.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Correio Braziliense - 04 de maio





Nota publicada no Correio Braziliense de 04 de maio de 2012 - pela jornalista Caroline Maria

"A Cartomante" no SESC GAMA


Tivemos um excelente início de temporada no SESC GAMA! (04 a 06 de maio). Nos divertimos muito. Claro que depois de ter passado por vários nervosismos de estréia. Mas, se não tem nervosismo, não tem diversão no final!

Esta é uma cena da festa que acontece durante a peça, por isto as fotos meio loucas!


É FESTAAAA!!!


Primeira apresentação de sexta
para alunos do ensino médio













Segunda apresentação de sexta












Sábado (com público transbordando!)









Domingo

Oficina no GAMA - Projeto A CARTOMANTE

Esta foi a oficina de estreia do projeto de circulação da A CARTOMANTE pelas cidades do DF.
E também foi a oficina de estreia do GRUPO LIQUIDIFICADOR.


Karinne Ribeiro conduziu os alunos de Ensino Médio mais tranquilos e disponíveis que já vimos.  Aplicamos diversos exercícios de improviso e jogos dramáticos, finalizando com o exercício que gerou A CARTOMANTE, que foi o exercício do tapete, do diretor europeu Peter Brook.

















A próxima oficina será quinta-feira na CEILÂNDIA!

Um sangrento triângulo amoroso


o touro, o toureiro e o capote

domingo, 6 de maio de 2012

Machado de Assis


O maior prosador das américas do Século XIX.



A nossa homenagem a Machado de Assis, aos moldes Liquidificados:


MACHADO DE ASSIS sem fronteiras

Bem, antes de começar este post, gostaria de deixar claro a minha posição de atriz que é muito tradicional diante dessas novas tendências pós-modernas.
...

Machado de Assis fala isso mergulhado numa ironia tão grande mas, tão grande, que chega dá agonia! Eu gosto muito disso.

MACHADO DE ASSIS... um bruxo...

TÃO BRUXO

TÃO BRUXO

TÃO BRUXO

QUE...

  • falava mal da burguesia sem que a burguesia percebe-se, ao invés disso a agradava muito com suas obras.

  • seu legado literário não se encaixa em nenhum Movimento Literário, nem mesmo no Realismo, aliás, NÃO MESMO!

  • é o único autor da nossa literatura estudado maciçamente na Academia Internacional, sendo objeto de estudo de muitas teses e dissertações.

  • utilizava referências da cultura grega, lia latim, grego. Por isso sua literatura é tão diferente de tudo que já produzido. Não bebia da fonte européia.

  • tem licença poética, mas num precisa.

  • criou a imagem de "olhos de ressaca" - que sugam nossos seres como um mar ressaqueado.

  • mestres e doutores mais renomados já comprovaram: exatamente, o número de  indícios que Capitu traiu é exatamente o mesmo número de que não traiu.

  • nos faz pensar como é diferente um defunto autor de um autor defunto. Uma ideologia inteira de diferença.

ESTE É MACHADO DE ASSIS, ele está na arena, venha conferir até o último final de semana de maio. Clique aqui e veja a programação.